• NOS LIGAMOSPARA VOCÊ
  • ATENDIMENTOONLINE
  • ATENDIMENTO0800 6017778
  • Segunda a Sexta das 8:15 até 18h

BLOG

Marpa
Mérito Lojista reconhece desempenho do Grupo Marpa 19.12.2018

Foi na Categoria Serviços – Segmento Marcas, Patentes e Gestão Tributária que o Grupo Marpa foi homenageado, pela 8ª vez consecutiva, no Prêmio Mérito Lojista 2018, na noite de quinta-feira (13), no Leopoldina Juvenil.

 

A distinção, entregue pela Federação das Câmeras de Dirigentes Lojistas (FCDL), reconhece as empresas que ajudaram a fazer o varejo gaúcho mais forte. De acordo com Vitor Augusto Koch, presidente da entidade, “conseguimos sobreviver a uma grande recessão em 2018, além de fatores como a greve do caminhoneiros, a inadimplência e a incerteza das eleições”. Koch disse ainda que “ser empreendedor é muito complicado no Brasil, mas precisamos continuar na evolução de sermos pessoas do bem”.

 

O presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares, prestigiou o evento ao lado de Michael Soares, diretor tributário do Grupo, de William Soares, diretor executivo da empresa, e de Eduardo Bitello, diretor jurídico da Marpa Gestão Tributária.

 

Para Valdomiro, o reconhecimento da FCDL é um estímulo ainda maior para o Grupo continuar buscando a excelência no segmento de Marcas, Patentes e Gestão Tributária. “O prêmio que recebemos hoje nos impulsiona a começarmos 2019 mais motivados e comprometidos com o nosso objetivo maior que é o de prestar um serviço sério e comprometido com toda a nossa carta de clientes”, ressaltou.

 

 

 

Leia mais...
Recesso no Grupo Marpa 19.12.2018

Devido às festividades de Natal e Ano Novo, o Grupo Marpa – Marcas, Patentes e Gestão Tributária terá um período de recesso, de 21 de dezembro até 1º de janeiro de 2019. A partir do dia 2, o atendimento aos clientes volta ao normal.

Leia mais...
Pelo oitavo ano consecutivo, Grupo Marpa recebe Prêmio Mérito Lojista 11.12.2018

O Grupo Marpa, Marcas Patentes e Gestão Tributária é ganhador pela oitava vez do Prêmio Mérito Lojista, distinção conferida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL). Neste ano, a empresa concorreu na categoria Serviços - Segmento Gestão de Marcas, Patentes e Gestão Tributária.

Para Valdomiro Soares, presidente do Grupo Marpa, é sempre uma honra ser lembrado em tão importante premiação. “Ficamos felizes em consolidar a Marpa, novamente, entre as empresas mais importantes do varejo do Rio Grande do Sul. É uma grande conquista, reconhecimento e estímulo para continuarmos buscando a excelência no nosso trabalho.”, diz Soares.

O Prêmio Mérito Lojista 2018 será entregue durante uma solenidade que ocorre na próxima quinta-feira (13), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

A cada ano, o objetivo da premiação é valorizar empresas e personalidades gaúchas que conseguiram destaque ao promover ações de fortalecimento do setor de Varejo, no Rio Grande do Sul.

 

Leia mais...
OMPI divulga relatório anual sobre PI 05.12.2018

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual divulgou nesta segunda (03/12)  os Indicadores de Propriedade Intelectual 2018, com dados globais sobre pedidos e concessões de patentes, marcas, desenhos industriais, indicações geográficas e outros direitos de PI, referentes ao ano de 2017.

O número de pedidos de patentes  em todo o mundo foi de 3,17 milhões, um aumento de 5,8% em relação ao ano anterior, enquanto o de pedidos de marcas foi de 12,39 milhões, e o de desenhos industrial, 1,24 milhões.

De acordo com o relatório, 84.5% do total de pedidos de patentes em 2017 se concentraram em apenas cinco institutos: China, Instituto Europeu de Patentes, Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul. Em relação a marcas, os institutos localizados na Ásia contabilizaram 66,6% dos pedidos de registros, seguidos da Europa (17,7%) e América do Norte (6,4%). Juntos, África, Oceania, América Latina e Caribe totalizaram 9,2% dos pedidos.

Além de dados sobre PI, pela primeira vez, a OMPI publicou estatísticas sobre o setor editorial, cuja receita foi de US$ 248 bilhões de dólares em 2017. Os Estados Unidos venderam 2.693 milhões de exemplares de títulos publicados, seguidos do Reino Unido (647 milhões), Brasil (617 milhões) e França (430 milhões).

Fonte: INPI

Leia mais...
Grupo Marpa fecha o ano com a participação em feiras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo 03.12.2018

O Grupo Marpa – Marcas, Patentes e Gestão Tributária se prepara para as últimas participações do ano em feiras de negócios pelas regiões sul e sudeste. Desde janeiro, representantes da empresa têm percorrido os mais variados eventos, em busca de novos contatos institucionais, ideia inovadoras, clientes e parcerias.

 

Em dezembro, Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e São Paulo irão receber a visita da empresa. Segundo Valdomiro Soares, presidente do Grupo Marpa, os negócios se expandem quando a iniciativa parte da instituição. “Nós não gostamos de ficar parados. Estamos sempre em constante movimento, buscando ajudar pessoas que estejam em dúvidas sobre seu negócio. As feiras nos possibilitam isto, esta troca de experiências entre os participantes e nossos representantes”, explica Soares.

Leia mais...
Nota publicada no Jornal do Comércio 22.11.2018

Edição do dia 20 de novembro.

Leia mais...
Artigo publicado no Jornal do Comércio 21.11.2018

Edição do dia 20 de novembro.

 

Leia mais...
Grupo Marpa participa de evento na Feevale, na próxima segunda-feira (19) 13.11.2018

Eduardo Bitello, advogado e sócio da Marpa Gestão Tributária Ltda, será palestrante no evento Gestão Tributária Eficiente: Impulsionando o crescimento das empresas, promovido pela Feevale na próxima segunda-feira (19). A palestra tem o objetivo de apresentar mais informações sobre o sistema tributário brasileiro, além de apontar os reflexos econômicos deste cenário no meio empresarial.

O evento acontecerá das 9h às 12h, no Miniauditório da Reitoria, para os alunos da graduação, pós-graduação, professores da Universidade e empresários vinculados à Incubadora Tecnológica e ao Feevale Techpark.

Leia mais...
Grupo Marpa estará presente em sete feiras no sul e sudeste, em novembro 06.11.2018

Durante este mês, sete feiras de segmento nacional e internacional no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo receberão a presença de representantes do Grupo Marpa – Marcas, Patentes e Gestão Tributária. Segundo Valdomiro Soares, presidente do Grupo Marpa, o objetivo é conhecer novos parceiros e também, pessoas que estejam buscando auxílio em concessão de patentes, preservação de marcas e assuntos jurídicos.

Soares salienta que este trabalho é extrema importância para a empresa, pois possibilita um contato mais direto com os expositores e participantes das feiras. “A abrangência destes eventos é muito grande, alguns têm visibilidade internacional. Por isto, ficamos felizes em poder estar presentes e a par das novas tecnologias, novas ideias e, principalmente, à disposição do consumidor”, finaliza o presidente.

Leia mais...
Artigo: Diferença entre marca e nome empresarial 29.10.2018

Nas atividades empresariais, é possível usar duas ferramentas distintas para identificar-se no mercado concorrencial, seja pelo prestígio como empresa, seja pela qualidade dos produtos/serviços. Essa identidade almejada pelo empresariado visando destacar-se perante o público consumidor é o que se conhece como nome empresarial e marca.

Contudo, destaca-se que são institutos diversos, pois o nome empresarial é a firma/denominação adotada para o exercício de empresa (Art. 1.155, Código Civil), ao passo que a marca constitui-se de sinais distintivos visualmente perceptíveis para distinguir produto ou serviço de outro idêntico/semelhante/afim (Art. 122/123, LPI). O primeiro com proteção e exclusividade estadual, e, a segunda, nacional.

E diante dos inúmeros conflitos envolvendo nome empresarial e marca, o Superior Tribunal de Justiça dirimiu a controvérsia inicialmente através do RESP nº 1.204.488/RS, seguido de outros precedentes, entendendo que para um nome empresarial obstar o registro de uma marca conforme o Art. 124, V, LPI, seria necessário não somente o uso anterior e a identidade mercadológica, mas também que o nome empresarial gozasse de proteção nacional através de sua averbação em todas as Juntas Comerciais do país.

Assim, o empresário pode deparar-se com uma triste realidade, vendo seus concorrentes utilizarem seu nome empresarial ou registrar expressão idêntica/afim como marca, impedindo que o verdadeiro criador da marca possa utilizá-la por não contar com a devida proteção em âmbito nacional, demonstrando a necessidade de que desde a constituição empresarial se busque a proteção da marca, pois não basta registrar a razão social na Junta Comercial local para evitar que terceiros maliciosamente usurpem o prestígio que a empresa passou anos construindo.

Nathalie V. Castaneda F. Trombin, advogada do Grupo Marpa

Leia mais...
Voltar